IMPLANTE - SUBSTITUIÇÃO DA RAIZ DO DENTE






Quando há a perda de um dente por inteiro (coroa e raiz), quer por acidente ou outro problema, ou ainda, quando o dente não “nasce” na boca (agenesia) o implante é uma indicação para estes casos. O implante odontológico consiste de um pino de titânio colocado cirurgicamente no osso maxilar (inferior ou superior), com o objetivo de receber e suportar uma prótese, visando restabelecer o elemento dental perdido. O pino tem a função de “substituir” a raiz do dente. Posteriormente é fixada sobre ele uma prótese, buscando recuperar a função e a estética do dente perdido.Com as mais avançadas técnicas de reabilitação com implantes você se sentirá seguro e satisfeito.

 


PRÓTESE - SUBSTITUIÇÃO DA COROA DO DENTE











A presença de todos os dentes na boca significa qualidade de vida na hora de comer, falar e se relacionar, isto sem falar na autoestima. No caso de fratura da coroa de um dente, quer por acidente ou cárie extensa, surge a necessidade de substituir esta coroa por prótese, ou ainda, por estética, devido a restaurações anteriores muito amplas e visíveis, sem resistência, por bruxismo ou por substituição de próteses antigas. Existe uma grande variedade de próteses odontológicas, de acordo com suas necessidades, basicamente divididas em 2 grupos: prótese fixa e prótese removível.


PRÓTESE FIXA

É chamada de fixa por ser cimentada ao dente, sem a possibilidade de retirá-la da boca pelo paciente. A prótese fixa de um dente é chamada de unitária, ou seja, a restauração parcial ou total da coroa de um dente. Quando são perdidos mais dentes, adjacentes ou não, a reconstrução da coroa dos mesmos, quando em um só bloco, se denomina ponte fixa e pode ser confeccionada por vários tipos de materiais: resina, cerâmica, metal ou a combinação destes materiais.


PRÓTESE REMOVÍVEL

É chamada de removível por ter a possibilidade de retirá-la da boca pelo paciente para higienização. A prótese removível consiste de uma armação (metálica ou não) na qual são colocados dentes artificiais e se “encaixa” na boca seja por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes (ponte móvel) ou, ainda, por meio de apoio exclusivamente gengival (dentadura). 


OVERDENTURE – DENTADURA SOBRE IMPLANTES

A overdenture é uma dentadura (superior ou inferior) instalada sobre alguns pinos de implantes, dando condições adequadas de retenção. Apresenta uma retenção muito maior do que uma dentadura convencional, pois é fixada sobre os pinos de implantes dando maior segurança ao usuário.